terça-feira, 15 de dezembro de 2009

LÍDERES ENTRE OS MAIS VELHOS

Em um mundo sem grandes transformações, a experiência e sensatez dos mais velhos sempre foi requisito imprescindível para que alguém alcançasse posição de destaque na liderança de qualquer setor da sociedade. Os Persas que tinham firme e rígido princípio na educação tinham em suas escolas que governavam as crianças, chefes anciões para cuidar da formação dos seus cidadãos.

HOMENS NÃO SÃO ANIMAIS

Homens não são animais. Isso não é bom nem ruim, é difícil!!!
O filósofo Xenofonte observou que os animais obedeciam os homens e os homens não obedecem facilmente os seus chefes. Os animais caminham por onde os conduzem, pastam nos campos a que os levam, não entram naqueles de onde os desviam e consentem que tirem deles todo o proveito. Não consta que jamais houvesse entre eles alguma sedição. Quanto aos homens, esses contra ninguém mais facilmente se levantam, do que contra aquele em quem reconhecem pretensões de governa-los.

SABER O NOME DAS PESSOAS

Um líder deve saber o nome dos seus liderados, é uma forma de valorizar os indivíduos que o cerca. Grandes líderes da humanidade tinham naturalmente esta capacidade de tratar as pessoas em sua volta pelo nome delas. O filósofo Xenofonte, que fez a biografia do imperador Persa, Ciro, obra esta chamada CIROPÉDIA. Ciro dava ordem a um grande números de oficiais chamando-os pelo nome, segundo o próprio Ciro um artesão sabe o nome dos instrumentos que trabalha, assim também um general devia saber o nome dos seus subalternos, pois deste servi-se para atacar ou defender. Sabe-se que César e Napoleão tinham estas características.